Nova eleição para prefeito em Bocaina será dia 8/7; candidaturas devem ser definidas até 6/5

Novos prefeito e vice vão cumprir mandato na Prefeitura de Bocaina até 31 de dezembro de 2028 (FOTO: Google/Reprodução)

As candidaturas para prefeito e vice de Bocaina, região de Jaú, para nova eleição definida pelo TRE-Tribunal Regional Eleitoral, deverão ser definidas entre 1 a 6 de maio; os registros das candidaturas precisam ocorrer até 9/5 e a propaganda eleitoral terá início no dia seguinte. O TRE marcou a eleição para 8 de julho, data em que 8.600 eleitores vão às urnas entre 8h e 17h.

A nova eleição foi decidida após esgotarem todas as chances de recurso de Moacir Zete (Republicanos), o mais votado em 2024, mas que foi impedido de tomar posse com base na Lei da Ficha Limpa. Ele disputou o pleito com a candidatura na condição de “indeferida com recurso” e não conseguiu reverter essa situação no TRE/SP nem no TSE em Brasília-DF, que negou seguimento de recurso especial do então candidato no último dia 9.

Zete está inelegível por ter sido condenado por improbidade administrativa com dolo (culpa), má-fé e enriquecimento ilícito de terceiros. Desde que teve a posse barrada pela Justiça Eleitoral, a Prefeitura de Bocaina foi assumida pelo vereador Caio Crepaldi (MDB), eleito presidente da Câmara na ocasião e que ficará no cargo até a eleição dos novos prefeito e vice da cidade.

Os novos escolhidos pela população de Bocaina em julho vão cumprir mandato até 31 de dezembro de 2028. Eles serão diplomados até 11 de julho. Tanto a determinação de nova eleição quanto as datas para cada etapa desse processo foram definidas pelo TRE na última 5.a feira 10.

HORAH – Informação é tudo