Nova onda de calor vai ter pico na próxima 2.a feira; CONFIRA

Poucas nuvens e muito Sol por enquanto; depois, frio, que deve chegar depois do dia 20 (FOTO: HoraH)

A quarta onda de calor deste ano já está se instalando na região e deverá durar até a semana que vem, com pico previsto para a próxima 2.a feira 29, segundo os institutos de meteorologia. Todos os indicativos são de que essa nova onda fique agindo na região pelos próximos sete dias, registrando altas temperaturas e baixos índices de umidade do ar.

Para boa parte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro inteiros, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estão previstos de 3 a 5 graus de temperatura acima da média para essa época do ano; o norte do Paraná, Noroeste, oeste e parte do centro de São Paulo e boa parte do Mato Grosso do Sul deverão chegar a 5 graus acima da média.

Significa dizer que cidades da região como Marília e Bauru, por exemplo, terão máximas de 32 a 33 graus nesta 6.a feira 26, de 33 a 34 graus no sábado e domingo, e, no pico da onda de calor na 2.a feira 29, 35 graus em Marília. Para duas outras cidades no noroeste do Estado: Araçatuba e Rio Preto, a situação será mais séria, podendo chegar a 37 graus Centígrados na 2.a feira, motivo pelo qual a Defesa Civil de SP emitiu alerta para a população se hidratar e evitar exercícios físicos nos horários de pico.

A nova onda de calor deste ano é resultado da atuação de uma área de alta pressão que age como barreira sobre essas regiões do País, mantendo o ar seco e quente represado, elevando assim as temperaturas e impedindo a entrada de frentes frias.

HORAH – Informação é tudo