NÚMEROS PIORAM E ESTADO INTEIRO REGRIDE À FASE VERMELHA

GOVERNADOR TAMBÉM IMPÕE ‘TOQUE DE RESTRIÇÃO DE CIRCULAÇÃO’ A PARTIR DAS 20H

À meia-noite do sábado (6), SP inteiro retrocede à fase Vermelha do Plano SP por duas semanas. Portanto, a medida vai durar inicialmente até dia 19, período em que somente serviços essenciais, escolas e igrejas poderão funcionar. O anúncio foi feito pelo governador Doria nesta 4ª feira (3): “Estamos em SP e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes”.

Além das restrições para todo o Estado, impedindo comércio, shoppings, restaurantes, bares, academias, salões e outros serviços de funcionar, haverá também ampliação do ‘toque de restrição de circulação’. Desde o final de fevereiro que essa restrição vai das 23h às 5h do dia seguinte; a partir de sábado, começará às 20h para pedestres e quem estiver em veículos.

O que levou o governador a decretar fase Vermelha em todo o Estado foi o agravamento dos números de mortes por Covid e de internações, principalmente em leitos de UTI. Já estavam no Vermelho seis regiões: Bauru (que inclui Jaú), Marília, Araraquara, Barretos, Prudente e Ribeirão Preto; por causa do colapso hospitalar, algumas cidades migraram para o Vermelho por conta própria, como Campinas; agora todo o Estado entrará em restrição máxima.

Aulas presenciais foram mantidas nas escolas públicas e privadas, com distanciamento e seguindo protocolos de segurança (FOTO: Pref. Borborema)

As escolas, porém, continuarão podendo realizar aulas presenciais, sejam estaduais, municipais ou particulares. Doria também já havia decretado como essenciais todos os serviços religiosos – que podem fazer celebrações com até 30% de ocupação de seus espaços. Transporte público, serviços de saúde, padarias, supermercados, farmácias e postos de combustíveis podem trabalhar, pois todos são essenciais. E a partir de 2ª feira (8), Doria garantiu que entram em operação no Estado mais 339 leitos de UTI (18 deles em Jaú) e 161 de enfermaria.

HORAH – Informação é tudo