Onça ataca bezerros nos arredores da cidade e chega a ser fotografada

Onça parda adulta fotografada em sítio nas imediações do distrito de Lácio, em Marília (FOTO: Arquivo pessoal/Reprodução)

Uma onça parda adulta e aparentemente saudável chegou a ser fotografada em sítio nos arredores de Marília, na região do distrito de Lácio, zona sul, onde ao menos cinco bezerros já teriam sido atacados. HORAH recebeu imagens feitas por proprietários rurais de bezerros que foram mortos e consumidos pelo animal, deixando só a carcaça no pasto; outros chegaram a ser feridos, mas sobreviveram.

Os sitiantes redobraram os cuidados com o rebanho e passaram a recolher os bezerros à noite, quando a onça sai para caçar, na tentativa de evitar novos ataques aos animais mais vulneráveis. Eles entendem que a onça está no habitat natural dela e que precisa se alimentar; com a escassez de animais silvestres, acaba atacando o gado de porte menor.

A região de Lácio é rodeada por itambés imensos onde há diversas cachoeiras e grutas, lugar apropriado para o predador se esconder durante o dia e sair para caçar à noite. Nesse contexto, propriedades que fazem limite com essas áreas ou que abrigam ambientes desse tipo acabam sendo frequentemente visitadas pelas onças, tanto que uma delas chegou a ser fotografada próximo do curral onde fica o gado.

Bezerro que chegou a ser ferido, mas que se salvou do ataque da onça (FOTO: Arquivo pessoal)
Este bezerro foi quase totalmente consumido pela onça, que deixou só a carcaça no pasto (FOTO: Arquivo pessoal)

HORAH falou com o Tenente PM Dante do Serviço de Comunicação Social do 10.o Grupamento de Bombeiros de Marília, que orientou os proprietários rurais. “Primeiro, em hipótese alguma a pessoa deve se aproximar do animal, porque ele é extremamente agressivo e arisco, podendo atacar na tentativa de se defender”, explicou. Os bombeiros podem ser acionados quando o animal estiver contido ou preso em algum local, seja uma chácara, casa ou mesmo em cima de uma árvore, como já aconteceu dentro da cidade de Bauru.

“O Corpo de Bombeiros vai avaliar a situação e, se for o caso, acionar a equipe de veterinários do Zoológico de Bauru, que está autorizada a utilizar dardos com tranquilizante para fazer a captura do animal”, disse o Tenente. Ele também informou que não houve chamado em relação ao aparecimento de onças no entorno de Marília nas últimas semanas, embora o avistamento desses animais seja sempre comentado nas redes sociais.

HORAH – Informação é tudo