Pesquisador William Nava faz nova descoberta: crânio de crocodilo pré-histórico

Pesquisador aponta local onde crocodilo foi localizado, às margens de rodovia (FOTO: Divulgação/PMM)

Paleontólogo William Nava catalogou nova descoberta científica de fósseis de crocodilos pré-históricos que viveram na região de Marília há milhares de anos. Fragmentos de ossos e até o crânio de um desses animais fazem parte dos achados do pesquisador, que foram removidos e catalogados.

Museu de Paleontologia de Marília, no centro da cidade (FOTO: Divulgação)

Todo esse acervo estava às margens da rodovia SP-333 nos arredores do município de Marília, onde Nava localizou novo ‘sítio paleontológico’ (local propício para a preservação de fósseis). Com as descobertas ao longo dos anos, o pesquisador está enriquecendo o Museu de Paleontologia de Marília, no centro, reconhecido nacionalmente.

Segundo Nava, o crânio achado (peça mais valiosa dessa nova descoberta) “é pequeno, medindo de seis a sete centímetros de comprimento, e está em vista dorsal, o que impede a observação dos dentes; mas assim que tivermos acesso à dentição, poderemos confirmar se se trata de algum crocodilo da espécie Mariliasuchus ou outra, diferente”.

Os fósseis estão agora no laboratório do Museu para trabalhos de preparação mecânica com equipamentos, como caneta (especial para esse tipo de procedimento), estiletes e outras ferramentas. No Museu estão expostos os achados da região centro-oeste que ajudam a contar a história dos seres que viveram por aqui milhões de anos atrás.

Para conhecer mais sobre as descobertas paleontológicas em Marília e região e a história dos dinossauros, basta visitar o Museu de Paleontologia. A entrada é gratuita. O local funciona de 3.a a 6.a feira, das 9h às 17h; aos sábados, das 13h às 17h. Para mais informações, ligue (14) 9 8100 1809.

HORAH – Informação é tudo