Presidente do STJD é nomeado interventor na CBF, após destituição de Ednaldo Rodrigues

Ednaldo Rodrigues, o presidente destituído da CBF (FOTO: Fred Gomes/Reprodução)

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, foi nomeado interventor na CBF após a destituição de Ednaldo Rodrigues. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça (TJ) do RJ, em votação por unanimidade: 3 a 0. Nova eleição na CBF foi marcada para daqui há 30 dias, mas ainda cabe recurso.

Votaram pela destituição do presidente Ednaldo o relator Gabriel Zéfiro e os desembargadores Mafalda Luchese e Mauro Martins. Este último deixou claro que “isso não é uma interferência externa na CBF”, pois foi nomeado “alguém da Justiça Desportiva e não alguém externo”. O que levou à destituição de Ednaldo foi uma ação de ilegalidade de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público (MP) do RJ em março de 2022, que acabou levando à eleição do presidente para mandato de 4 anos.

Segundo integrantes da diretoria da CBF, Ednaldo era presidente interino da entidade e, como tal, não tinha poderes para firmar o TAC. Depois, se utilizou das regras eleitorais previstas no documento para extinguir ação que havia resultado numa intervenção na entidade máxima do futebol brasileiro e, com base nelas, disputar e vencer eleição como candidato único. Esta denúncia é que foi julgada agora pelo TJ RJ.

HORAH – Informação é tudo