Programa de Educação Alimentar é implantado em todas as EMEIs e EMEFs

Diretores, professores e toda a comunidade escolar foram reunidos para apresentação do Programa de Educação Alimentar e Nutricional em Marília (FOTO: Ramon Franco/PMM)

Em cerimônia que reuniu diretores das 64 unidades de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, as EMEIs e EMEFs de Marília, a Prefeitura lançou o Programa de Educação Alimentar e Nutricional na 2.a feira 22, no auditório municipal. Instituído pela gestão Daniel Alonso, o programa é para “promover a saúde alimentar em todas as escolas da cidade e levar conhecimento sobre práticas de alimentação saudável para os estudantes”, destaca nota enviada ao HORAH.

Segundo o vice-prefeito Cícero do Ceasa, presente no evento, esse “é um marco histórico, pois através dessa cultura de bons hábitos alimentares, vamos formar cidadãos conscientes e mais saudáveis”. Diretores de escolas, professores, nutricionistas e até pais de alunos estão sendo mobilizados pelo programa. “Alimentação saudável deve ser tema incorporado nas disciplinas escolares, permitindo propostas e atividades que incentivam os bons hábitos alimentares”, disse a nutricionista Renata Molon Carvalho, assessora de gabinete da Divisão de Alimentação Escolar.

Alimentação saudável é direito das crianças nas escolas (FOTO: Divulgação)
Prefeito Daniel e o cardápio do dia: alto valor nutricional, além da variedade dos alimentos (FOTO: Divulgação)

A nutricionista Talita Giroto destacou que “é direito da criança e do adolescente conhecer hábitos alimentares saudáveis, por isso a base deve começar com a atenção dos pais e continuar na escola, com orientação profissional”. Segundo ela, ainda, “investir em alimentação saudável é garantir educação e saúde de qualidade”.

Com o lançamento desse programa nas escolas municipais e estaduais de Marília, seis das 64 escolas da cidade vão ser premiadas pelas práticas de gestão nutricional e armazenamento correto de alimentos servidos aos estudantes. A informação foi dada pela corregedora-geral do município, Valquíria Galo Febrônio Alves. São três prêmios para EMEIs e três para EMEFs, que serão entregues a diretores dessas unidades escolares.

“Inauguramos seis escolas municipais nos últimos sete anos. A sexta escola concluída e entregue foi a EMEI Pedacinho do Céu, na av. Antártica, na zona sul”, destacou o prefeito Daniel Alonso, reafirmando que “a educação de Marília é orgulho para todos e reconhecida nacionalmente como uma das melhores do Brasil”. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com mais de 19,2 mil alunos.

HORAH – Informação é tudo