Racismo – POLÍCIA IDENTIFICA E OUVE AUTOR DE ATAQUES CONTRA PREFEITA ELEITA

Delegado Eduardo Herrera dos Santos, que conduziu investigações em Bauru (FOTO: Reprodução/JCNet)

SEGUNDO A POLÍCIA, TRATA-SE DE UM HOMEM NEGRO DE 37 ANOS

Homem negro de 37 anos e morador de Bauru é o autor dos ataques racistas na internet contra a prefeita eleita Suéllen Rosim (Patriota), 32. O nome dele não foi divulgado pelo delegado responsável pelas investigações do crime de racismo, Eduardo Herrera dos Santos. O homem foi conduzido à polícia, prestou depoimento e foi liberado para responder ao processo em liberdade.

O delegado disse que “foram três dias de trabalho ininterrupto” para chegar ao agressor, que “não tinha a intenção de se entregar”. Os ataques foram postados a partir de um perfil falso do acusado no Facebook, dentre eles que “essa gente de pele escura, com cara de marginal administrando a cidade, será o fim”. O homem escreveu também que “Bauru não merecia ter essa prefeita de cor” e que “a senzala estará no poder nos próximos quatro anos”.

À polícia, o homem declarou que não tem qualquer relação com ameaça de morte feita a Suéllen por e-mail e que fez as postagens para estimular comentários de outras pessoas ‘para provar que elas são racistas’. Logo após o resultado da eleição no 2º turno em Bauru, dia 29/11, Suéllen foi à CPJ e registrou queixa por racismo; o caso ganhou repercussão nacional na imprensa e aumentou a responsabilidade da investigação policial.

Suéllen recebeu ataques racistas pelas redes sociais e prestou queixa à polícia (FOTO: Reprodução/TV Tem)

HORAH – Você sabe das coisas