A jornalista Rafaela Hernandez confirmou ao HORAH que assumirá vaga de vereadora na Câmara de Jaú na sessão da próxima 2.a feira 6. Ela é suplente do PP, estava em licença maternidade e por isso não ocupou a cadeira do titular, Rodrigo de Paula, que deixou o Legislativo para assumir a recém-criada Secretaria da Defesa Civil no final de 2023.
“Minha licença na Câmara terminou ontem (2). Então eu assumia ou renunciava”, explicou, ao responder questionamento da reportagem sobre os motivos que a levaram a optar pelo Legislativo nesse momento. “Chegou a vez da nossa Câmara Municipal ter uma voz feminina”. Ela será a única mulher entre os 17 vereadores atuais e permanecerá no cargo até o final do mandato, caso Rodrigo continue na secretaria.
Desde o início da atual administração que Rafaela atuou como titular da Secretaria de Comunicação (Secom); já em licença maternidade, ela só deixou o cargo e foi nomeada assessora, por causa dos prazos para desincompatibilização visando a disputa das eleições municipais de 6 de outubro – secretário tem de deixar o cargo 6 meses antes do pleito e assessor, 3 meses antes.
Enquanto Rafaela não se decidia pela Câmara, o 3.o suplente Willian Oliveira foi quem ocupou a cadeira do PP. Antes, ele ocupava cargo comissionado de confiança do prefeito Ivan Cassaro na Rodoviária de Jaú – há quem diga que retornará à Prefeitura em cargo comissionado até julho. Nas eleições de 2020, Rafaela fez 667 votos e Willian, 606.
HORAH – Informação é tudo