Referência – TECNOLOGIA USADA PARA TRATAR ESGOTOS ATRAI ATENÇÃO DE TÉCNICOS E ESTIMULA VISITAS

Equipe de técnicos, engenheiros e representantes de prefeituras e autarquias em visita à ETE Pombo: referência regional (FOTO: Divulgação PMM)

Tecnologia utilizada para tratar esgotos em Marília atrai interesse de municípios vizinhos e é conhecida por engenheiros, técnicos e integrantes de prefeituras e autarquias num raio de até 250 km. Antes de mais uma visita técnica nesta 2ª feira (9), o prefeito Daniel Alonso falou aos visitantes sobre os desafios que teve de enfrentar para retomar a obra, que estava abandonada desde meados de 2015, na gestão do ex-prefeito Vinícius Camarinha, e finalmente concluir o serviço. Batizada nos governos passados de Obra do Século, o tratamento do esgoto só virou realidade na atual gestão.

Grupo conheceu todo o sistema de tratamento do Pombo, fez fotos e tirou dúvidas (FOTO: Divulgação)

DEVER DE CASA – A visita foi à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Pombo, Zona Oeste, a 1ª das 3 de Marília – a do Barbosa, na Zona Sul, também já está concluída e a do Palmital, na Norte, foi licitada por Daniel e deve receber a Ordem de Serviço em breve. Em fase experimental de operação, a ETE Pombo recebe até 209 litros de esgoto/segundo e foi dimensionada para atender cerca de 50 mil habitantes. “Corrigimos problemas herdados e tivemos de adotar postura humilde, porque a cidade não vinha fazendo o ‘dever de casa’, de tratar o esgoto”, observou Daniel.

Daniel, em meados deste ano, quando inaugurou a operação experimental da ETE Pombo, ao lado da esposa Selma Regina, do diretor da Replan Saneamento e Obras, Reinaldo Pavari, responsável pela retomada e conclusão do serviço, e do presidente da Câmara Marcos Rezende: Obra do Século finalmente pronta (FOTO: HoraH)

GESTÃO EFICIENTE – Ele lembrou que foi necessário convencer a Caixa, órgão financiador da obra, para liberar recursos que o Município havia perdido, refazer a programação de serviços, cortar custos e, com praticamente 50% menos do que havia sido orçado na gestão Vinícius, retomar e finalizar as ETEs Pombo e Barbosa. “Foi uma promessa de campanha que nós cumprimos, graças ao empenho, seriedade e gestão eficiente”, concluiu o prefeito. Integrou a comitiva o engenheiro João Carlos Polegato, que faz parte do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado e é considerado ‘um dos maiores especialistas em águas subterrâneas’ de SP, diz nota distribuída pela Prefeitura.

OBRA FESTEJADA – “Trata-se de uma obra muito importante, que já começa a trazer impacto positivo imenso para a cidade. A tecnologia empregada é que está atraindo a atenção dos técnicos, muitos de cidades distantes, para conhecer o que foi feito aqui em nossa cidade”, comentou Polegato. Até servidores do Saneamento Ambiental de Garaçaí (SAG), região de Andradina, estiveram no grupo que visitou a ETE hoje. “A tecnologia aqui é muito avançada. No futuro, numa eventual modernização do nosso sistema, esse é um modelo a ser estudado”, disse Roberto Sekiya, diretor-executivo da autarquia daquela cidade.

HORAH – Você sabe das coisas