Reforço contra a Covid – MUNICÍPIO PASSA A CONTAR COM POLO EMERGENCIAL

Equipe de atuação no Polo Emergencial (Foto: Divulgação/PMM)

LOCAL TEM ESTRUTURA PARA DAR SUPORTE AO PA SUL E UPA E RETAGUARDA PARA HOSPITAIS DE REFERÊNCIA DE MARÍLIA

Instalado na Av. Mem de Sá, ao lado da UBS Nova Marília, Zona Sul, o Polo Emergencial de Saúde criado pela Prefeitura vai dar suporte ao PA Sul e UPA Norte no enfrentamento da Covid-19. A entrega foi feita na 4ª feira (28) pelo prefeito Daniel Alonso. O polo tem sala de urgência com equipamentos de UTI e 16 leitos de enfermaria, ‘todos com suporte ventilatório’ para os pacientes.

Segundo nota distribuída pela Prefeitura, o polo vai atender 24 horas por dia, a semana inteira, com funcionários trabalhando no sistema de plantão 12 x 36 horas. Cada equipe tem um médico, um enfermeiro e seis técnicos de enfermagem. “O primeiro atendimento continuará sendo feito no PA e na UPA, para avaliação do paciente, exames e medicação; se tiver necessidade de internação e não havendo vaga nos hospitais de referência (HBU, HC e Santa Casa), o paciente vai para o Polo Emergencial”, explicou Cristina Ramos da Silva, supervisora de enfermagem de urgência do município.

Assim que foi inaugurado o polo entrou em funcionamento. “Primeiro, ele vai atender pacientes da Covid, mas assim que essa situação passar, esse local continuará funcionando, ou seja, ele será permanente para atender qualquer urgência e emergência”, informou o prefeito. Já na inauguração havia um paciente para ser transferido para o polo, segundo Cássio Pinto Jr, o Cassinho, secretário da Saúde. O local foi preparado em 20 dias, o que mereceu elogios por parte do secretário.

Daniel, o vice Cícero e o secretário da Saúde Cassinho, conhecendo o funcionamento do Polo, equipado para dar suporte de urgência e emergência em Marília (Fotos: Divulgação)

HORAH – Informação é tudo