
Além de levar a penalizações previstas em lei, as ligações de água clandestinas ainda podem colocar o abastecimento em risco na cidade. O alerta foi feito pela RIC Ambiental, que tem encontrado muitos ‘gatos’ nas ligações de água de residências e até empresas. Segundo a empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Marília, isso “afeta diretamente a estabilidade da rede, podendo provocar interrupções no fornecimento de água, prejuízos operacionais e riscos sanitários”.
Os populares ‘gatos’ podem ocasionar riscos sanitários porque dependendo da forma como são feitos, levam contaminação do esgoto para a rede de água. “O regulamento legal do setor permite o corte do fornecimento de água após o nõ pagamento de duas faturas consecutivas. Mas mesmo assim, há inúmeros casos de consumidores que fazem ligações irregulares para retomar o acesso à água”, diz nota distribuída pela assessoria de imprensa da RIC.
“Essa prática compromete a eficiência da rede, porque ao serem feitas sem os cuidados técnicos adequados, essas ligações clandestinas podem causar vazamentos, redução da pressão da água e contaminação com a entrada de bactérias e parasitas na rede”, adverte. Sem falar que o ‘gato’ é considerado furto (artigo 155 do Código Penal), levando a multa e até a uma pena de quatro anos de reclusão ao responsável.
A orientação da RIC em caso de atraso nos pagamentos é que o consumidor procure por uma regularização da situação o quanto antes. “Mesmo após o corte da água é possível renegociar os débitos e solicitar a religação do serviço de forma legal, segura e dentro das normas”, esclarece. A empresa também pede que a população colabore denunciando fraudes e uso irregular de água em imóveis desocupados, comércios e construções. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone e WhatsApp (14) 3434-0220.
HORAH – Informação é tudo