TRANSPLANTE DE MEDULA FAZ 25 ANOS EM HOSPITAL DE JAÚ

(FOTO: Reprodução web)

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO HOSPITAL AMARAL CARVALHO, O PRIMEIRO ONCOLÓGICO CERTIFICADO NO INTERIOR DE SP

A semana que passou marcou 25 anos de transplante de medula óssea no Hospital Amaral Carvalho de Jaú, especializado no tratamento de câncer. “O serviço é considerado o mais produtivo do Brasil e já ultrapassou a marca de 3,7 mil procedimentos”, diz nota distribuída pela assessoria do hospital. É tanto transplante que o Amaral já é o maior centro desse serviço no hemisfério sul.

O transplante de medula é indicado para casos específicos de doenças que atingem as células sanguíneas, como anemias, linfomas e leucemias. O Amaral atrai pacientes do Brasil inteiro, a maioria do SUS. No primeiro ano de criação, o serviço de transplante (TMO) fez 18 procedimentos; com o aumento da procura, o hospital criou também o Hemonúcleo Regional de Jaú. “Um ano depois, foram 70 transplantes e, em dois anos, 100, depois 150 e, agora, são, em média, 240 por ano”, explica o coordenador Vergílio Colturato.

Desde 2004, o hospital realiza o transplante alogênico com doador voluntário não aparentado, o que só era feito em centros como SP, RJ e Curitiba (PR). Atualmente, o serviço faz transplantes autólogos, quando as células-tronco do paciente são removidas antes da quimio ou radioterapia e aplicadas depois; os alogênicos são mais complexos, pois as células são colhidas de um doador e precisam ser compatíveis com o paciente.

Superintendente do Amaral, Antônio Navarro diz que o centro de transplante “é um dos grandes marcos do hospital, desde a sua certificação como hospital oncológico do interior do estado”. Ele fala em “inovação, excelência no tratamento e humanização, que está no cerne da nossa instituição”. O Hospital Amaral Carvalho é referência médico-hospitalar em oncologia no Brasil e fica em Jaú, no centro do estado.

Coordenador do serviço de TMO do Amaral, Dr. Vergílio (FOTO: Divulgação)

HORAH – Você sabe tudo