Última superlua cheia de 2024 poderá ser vista na noite desta 6.a feira

Lua cheia e brilhante às 4h desta 6.a feira 15 no céu de Marília, enviada por seguidor do HORAH: preparativo para a superlua cheia (FOTO: Arquivo pessoal/HoraH)

A última superlua cheia do ano poderá ser avistada no céu do mundo inteiro na noite desta 6.a feira 15, a menor que o céu esteja nublado ou o tempo chuvoso. A superlua se caracteriza pelo fato do satélite natural da Terra se apresentar maior e mais brilhante do que o normal, justamente por estar no ponto mais próximo do nosso planeta.

O perigeu, nome que se dá a esse ponto mais próximo, ocorre quando Sol e Lua ficam alinhados em lados completamente opostos. Segundo os astrônomos, por volta das 18h28 de hoje a órbita da Lua atingirá o perigeu e ela ficará a 361.867 km da Terra — normalmente, a Lua se localiza a 384.400 km de distância, em média (o nome, neste caso, é apogeu).

Quem tem o hábito de observar o céu tem notado que nas últimas noites a Lua já tem se apresentado mais brilhante e cheia, iluminando a escuridão. Mas na noite de hoje ocorre o perigeu, ocasião em que o satélite estará maior e mais brilhante ainda.

HORAH – Informação é tudo