Veja e compare as conquistas dos municípios no PAC Seleções do governo federal

Anúncio dos projetos do PAC Seleções foi feito na 5.a feira 7, em Brasília (FOTO: Gov. Federal/Reprodução)

Regiões de Bauru e Marília foram contempladas, mas nem todos os municípios cadastraram projetos e, por isso, não conseguiram obras anunciadas nesta semana

Com investimentos de R$ 23 bilhões, o novo PAC-Programa de Aceleração do Crescimento para as áreas da saúde, educação, esporte e cultura foi divulgado nesta semana pelo Governo Federal. Nas regiões de Marília e Bauru, poucas cidades deixaram de ser contempladas, entre elas Pederneiras, Itaju e Vera Cruz – o que não significa que não serão beneficiadas em outra etapa do programa.

Na área da saúde serão construídas 1,8 mil novas UBSs-Unidades Básicas de Saúde, 36 maternidades e 50 policlínicas regionalizadas, além de ambulâncias do SAMU. No estado de SP foram contempladas 296 das 645 cidades com mais de 530 obras. Presidente do PT Jaú, Alexandre Pereira da Silva disse que “quem cadastrou projetos, foi atendido, porque o governo federal não viu partido de prefeito, e, sim, a necessidade da população”.

Padilha gravou vídeo informando conquistas obtidas para Jaú e região (FOTO: Reprodução HoraH)

No caso específico de Jaú, Alexandre disse ter trabalhado junto ao “ministro Alexandre Padilha para ajudar a liberar uma escola em tempo integral, uma ambulância do SAMU e uma UBS do porte II”. Segundo ele, esse mesmo trabalho político foi feito em favor de “Bariri, Mineiros do Tietê, Igaraçu, Itapuí, Brotas e outras cidades que tinham propostas cadastradas”. Mas já teve quem ficasse de fora em etapa anterior, como do PAC Minha Casa Minha Vida. “A gente tinha uma conversa para 1.000 casas para Jaú, mas a prefeitura não tinha cadastrado nada, então não conseguiu nada”, exemplificou.

VEJA CIDADES – Na microrregião de Jaú, Bariri foi contemplada com ambulância do SAMU e uma UBS do porte I; Dois Córregos e Bocaina receberão ambulâncias do SAMU; e Itapuí ficou com UBS do porte I. Mais distante, porém destino dos pacientes jauenses que necessitam de atendimentos de especialidades, Botucatu foi contemplada com creche/escola de educação infantil, duas UBSs porte II e ambulância do SAMU.

Maior cidade do centro-oeste, Bauru recebeu unidade do CAPS II-Centro de Atenção Psicossocial e duas UBSs porte III. Marília foi contemplada no PAC Seleções com creche/escola de educação infantil, CAPS III e UBS porte III; na região, Tupã levou escola de tempo integral e UBS porte I, enquanto Garça foi beneficiada com ambulância do SAMU e UBS porte I.

HORAH – Informação é tudo